top of page
Avó e neta

O QUE É MIELOMENINGOCELE?

Defeito congênito em que a medula espinhal de um bebê em desenvolvimento não se desenvolve adequadamente. Ocorre quando o desenvolvimento ou fechamento da medula espinhal de um bebê no útero não acontece de forma adequada.

QUAIS SÃO OS SINAIS NO RECÉM NASCIDO?

Às vezes, os sintomas podem ser vistos na pele acima da deformidade da coluna vertebral. Eles incluem um tufo anormal de cabelo, uma marca de nascença ou tecido saliente da medula espinhal. 

QUAL MÉDICO DEVO CONSULTAR AO RECEBER O DIAGNÓSTICO?

Se o diagnóstico for feito no pré-natal é importante conversar com seu obstetra para ver se há indicação da correção intrauterina da mielomeningocele que pode ser feita até 27 semanas de gestação

QUAL O TRATAMENTO POSSÍVEL DURANTE A GESTAÇÃO?

Pode ser realizada a cirurgia intra-uterina para correção da mielomeningocle. Este procedimento deve ser feito até a 27 semana de gestação.

QUAIS OS PROFISSIONAIS QUE DEVEM ACOMPANHAR A CRIANÇA APÓS O NASCIMENTO?

Neurologista pediátrico; 

Neurocirurgião pediátrico;

Pediatra;

Cirurgião ou Urologista pediátrico;

Nefrologista pediátrico; 

Ortopedista pediátrico; 

Fisioterapeuta (fisioterapia motora e miccional);

Oftalmologista. 

O QUE É BEXIGA NEUROGÊNICA E O QUAIS OS SINTOMAS?

Bexiga neurogênica é uma alteração no funcionamento da bexiga devido ao prejuízo da sua inervação ocasionado pela presença da mielomeningocele. A criança pode ter retenção ou incontinência urinária, infecção urinária de repetição e eventualmente evoluir com diminuição da função renal.

O QUE É HIDROCEFALIA?

Devido a presença da Mielomeningocele a uma alteração do sistema de drenagem do liquor do encéfalo para o canal medular obstruindo a passagem do líquor para o canal levando portando a hidrocefalia, que seria o acúmulo de líquor no encéfalo. Muitas vezes é necessária a realização da derivação ventriculoperitonial (DVT) que é a colocação de uma válvula para drenagem do líquor para a cavidade abdominal.

O QUE É INTESTINO NEUROGÊNICO E QUAIS OS SINTOMAS

Insira aqui a resposta para a sua pergunta. Certifique-se de que a redação seja clara e concisa e ajude os visitantes a obter o suporte necessário da maneira mais eficiente. Inclua exemplos e recursos visuais para garantir que todos os usuários entendam todas as informações.

bottom of page